Aula do Cap 04 Movimento em 2D

Objetivos:
Estudar o movimento em duas dimensões conceituando o movimento parabólico. Apresentar as equações independentes para x(t) e y(t) do movimento de projéteis. Compreender e saber utilizar o Princípio da Independência dos Movimentos de Galileu Galilei. Determinar a Altura máxima e o alcance de um lançamento oblíquo.

A trajetória em física, é o lugar geométrico das posições ocupadas por um móvel. Nesta aula utilizando as definições da cinemática vetorial vamos obter uma equação relacionando a posição horizontal "x" com a altura "y" independente do tempo de movimento, denominada de Equação da Trajetória. Também, apresentaremos a equação para o alcance máximo de um projétil e resolveremos exercícios para o movimento em duas dimensões.

Conteúdo programático:
Princípio da Independência dos Movimentos de Galileu Galilei.
Equações para o movimento no eixo "y" e no eixo "x";
Movimento de um projétil sob ação da gravidade,
Lançamento oblíquo, altura máxima e alcance.
Movimento em 2-D com aceleração constante em "x" e em "y".
Equações independentes para x(t) e y(t).
Equação da trajetória; Altura máxima e Gráfico da trajetória.

Material Associado:
1ª Aula de cap04 Movimento em 2D - Slides da 1ª aula sobre movimento em duas dimensões.
2ª Aula do cap04 Equação da Trajetória - Slides da aula sobre Equação da Trajetória.
Texto de Revisão 07 Movimento 2D Projéteis - Revisão sobre Movimento de Projéteis.
Notas de aula cap04 Equação da Trajetória - Equação da Trajetória.

Atividades Recomendadas:
Resolução dos exercícios das listas 13, 14, 15 e 16.
Estudo do texto de Revisão 07.
Estudo do cap. 04 do livro Fundamentos de Física (Halliday) 7ª ed e resolução dos exercícios sugeridos.
LISTA 13 Movimento2 D - 13ª Lista de Exercícios.
LISTA 14 Exercícios Adicionais Movimento em 2D - 14ª Lista de Exercícios.
LISTA 15 Movimento 2D e Trajetória - 15ª Lista de Exercícios.
LISTA 16 Movimento em duas dimensões - 16ª Lista de Exercícios.
Exercícios sugeridos do livro Fundamentos de Física, Vol 1. Cap. 04 da 7ª ed. Halliday, Resnick. (1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 14, 17, 22, 23, 24, 27, 28, 30, 35, 72, 77, 87, 125).

Importante para um bom treinamento em física é a resolução de exercícios, veja abaixo alguns exercícios resolvidos.

Veja a interessante animação sobre movimento de projéteis: Acerte o alvo com um tiro de canhão…

No site abaixo estão disponíveis problemas resolvidos de três edições da série Halliday-Resnick. Autor: Anderson Coser Gaudio.
Vale a pena acessar!
[http://www.profanderson.net/problemas.html#] - + Problemas…

Artigo - Leitura sugerida:
"O MOVIMENTO DE PROJÉTEIS E A SOLUÇÃO MECÂNICA DE PROBLEMAS" de Luiz O. Q. Peduzzi do Depto de Física UFSC. Este artigo é resultado de uma experiência feita em sala de aula com um grupo de alunos calouros de Engenharia UFSC, na área relativa ao movimento de projéteis. Este trabalho mostra que mesmo quando há um bom desempenho por parte do aluno em tarefas de solucionar problemas de movimento de projéteis esta tarefa não garante, necessariamente, a compreensão do aluno acerca do assunto abordado pelos problemas.
O MOVIMENTO DE PROJÉTEIS - Artigo científico.

Referência Bibliográfica:

Halliday, David; Resnick, Robert & Walker, Jearl. Fundamentos de Física, Vol 1. Cap. 04 da 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License