Aula Cap 02 Cinemática

Objetivos:

Iniciar o estudo da Cinemática através dos movimentos em uma dimensão, revisando os principais conceitos de MRU e MRUV. Interpretar o comportamento gráfico das principais funções horárias dos movimentos MRU e MRUV. Estudar a queda de corpos próximos a Terra sob a ação do campo gravitacional (Queda Livre). Outro objetivo desta aula será definir velocidade instantânea e determinar a velocidade instantânea a partir da equação horária da posição (função horária). Discutir sobre o significado físico do processo de derivação e permitir ao aluno a familiarização com a regra de derivação.

Conteúdo programático:
Movimento Retílíneo Uniforme (MRU);
Movimento Retílíneo Uniformemente Variado (MRUV);
Cálculo de x(t) a partir de v(t);
Interpretação de gráficos dos movimentos MRU e MRUV;
Movimento de Queda Livre no campo gravitacional;
Definição de derivada, reta secante e reta tangente a uma curva;
Velocidade Instantânea e Aceleração Instantânea;
Regra de derivação.

Material Associado:
1ª Aula do Cap02 Movimento Unidimensional - Slides da 1ª aula sobre cinemática.
2ª Aula Cap02 Velocidade Instantânea - Slides da 2ª aula sobre cinemática.
Texto de Revisão 03 Cinemática Introdução - Revisão sobre cinemática conceitos iniciais.
Texto de Revisão 04 Movimento Uniforme - Revisão sobre Movimento Unidimensional Uniforme.
Texto de Revisão 05 Gráficos cinemática - Revisão Gráficos na Cinemática.
Texto de Revisão 06 MUV e Queda Live - Revisão sobre Movimento Uniformemente Variado e Queda Livre.
Notas de Aula 01 Velocidade Instantânea - A derivada da posição em relação ao tempo: velocidade Instantânea.

Exercícios Individuais de Cinemática 2015 Excel - Exercícios Individuais de Física Teórica 1 - Exercícios individuais com número de chamada. Exercícios com GABARITO no EXCEL. Baixe o arquivo resolva os exercícios e verifique o resultado digitando seu número de chamada no gabarito anexo.

Atividades Recomendadas:
Resolução dos exercícios das listas 08, 09, 10, 11 e 12.
Estudo dos textos de Revisão.
Estudo do cap. 02 do livro Fundamentos de Física (Halliday) 7ª ed e resolução dos exercícios sugeridos.
LISTA 08 MovimentoUnidimensional - 8ª Lista de Exercícios.
LISTA 09 Movimentoaceleraçãoconstante MUV - 9ª Lista de Exercícios.
LISTA 10 MUeMUV ExercíciosAdicionais - 10ª Lista de Exercícios.
LISTA 11 Velocidade Instantânea - 11ª Lista de Exercícios.
Lista 12 Exercícios Distância Percorrida - 12ª Lista de Exercícios.

Exercícios sugeridos do livro Fundamentos de Física, Vol 1. Cap. 02 da 7ª ed. Halliday, Resnick. (3, 5, 6, 7, 10, 11, 10, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 28, 31, 34, 38, 39, 40, 42, 43, 48, 58, 61, 64, 66, 79, 80, 87 e 97).

Para facilitar a revisão dos Textos de Revisão 3, 4, 5 e 6, veja abaixo a resolução de dois exercícios de ensino médio.

Importante para um bom treinamento em física é a resolução de exercícios, por esta razão sugiro o estudo dos seguintes exercícios resolvidos.

[http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/browse?type=subject&value=F%C3%ADsica/] - Objetos educacionais…

No site abaixo existe um applet (animação) de uma vaca sobre patins (ela está sobre patins para podermos considerar o atrito entre os patins e a superfície nulo.) Você pode escolher a posição inicial da vaca, a sua velocidade inicial e a sua aceleração.
[http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20042/Luciano/cinematica.html] - Divirta-se…

No site abaixo você encontra uma simulação que pode ajudar a entender o conceito de derivada e a interpretação geométrica da derivada.
[http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/cinematica/rectilineo/rectilineo.htm] - Vale a pena!

[http://www.youtube.com/watch?v=KSTxZ4fvVQQ] - Vídeo com detalhes sobre o conceito de derivada e suas aplicações (em espanhol).

No site abaixo estão disponíveis problemas resolvidos de três edições da série Halliday-Resnick. Autor: Anderson Coser Gaudio.
Vale a pena acessar!
[http://www.profanderson.net/files/problemasresolvidos/buscarproblemas_assuntos.php?assunto=3] - + Problemas…

Artigo - Leitura sugerida:
Um poema para Galileu…

Eu queria agradecer-te, Galileu,
a inteligência das coisas que me deste.
Eu, e quantos milhões de homens como eu
a quem tu esclareceste,
ia jurar - que disparate, Galileu!
- e jurava a pés juntos e apostava a cabeça
sem a menor hesitação -
que os corpos caem tanto mais depressa
quanto mais pesados são. De Antônio Gedeão

Poema para Galileu - Física na Escola, v. 3, n. 2, 2002

O artigo “Gráficos em Cinemática” foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 21, no. 1, Março, 1999. Este artigo faz um estudo sobre as dificuldades que os estudantes tem ao interpretar gráficos de cinemática. Através de um teste de múltipla escolha, foram coletados dados de 228 estudantes. Os resultados formam analisados.
Graficos em Cinemática - Revista Brasileira de Ensino de Física - Artigo científico.

Referência Bibliográfica:

Halliday, David; Resnick, Robert & Walker, Jearl. Fundamentos de Física, Vol 1. Cap. 02 da 7ª ou 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License