Aula do Cap. 06 Força de Atrito

Objetivos:
Esta aula destina-se ao estudo da força de atrito e suas implicações. Vamos utilizar um modelo simplificado para a força de atrito de escorregamento e assim compreender os movimentos incluindo os efeitos causados pelo atrito. Traçar diagramas de corpo livre incluindo a força de atrito.

Também abordamos nesta aula noções sobre a força de resistência do ar e velocidade terminal.

Conteúdo programático:
Aplicações das Leis de Newton envolvem os conteúdos:
Força de Atrito; Força Normal; Força de Tração;
Aplicações em planos inclinados considerando o atrito;
Força de viscosidade e velocidade terminal.

Material Associado:
1ª Aula do cap. 06 Força de Atrito - Slides da 1ª aula sobre Força de atrito.
2ª Aulado cap. 06 Força de Arrasto - Slides da 2ª aula sobre Força de Arrasto e velociade terminal.
Texto de Revisão 09 Força Atrito e Lei de Hooke - Força de Atrito, Lei de Hooke e exercícios.

Atividades Recomendadas:
Resolução dos exercícios das listas 19, 20 e 21.
LISTA 19 Força de Atrito - 19ª Lista de Exercícios.
LISTA 20 Aplicações das Leis de Newton e Atrito - 20ª Lista de Exercícios e revisão.
LISTA 21 Exercícios Adicionais - 21ª Lista de Exercícios resolvidos.
Estudar o texto de Revisão 09 - Força de Atrito.
Estudar o cap. 06 do livro: Fundamentos de Física (Halliday) vol 01.
Exercícios selecionados do livro texto: Fundamentos de Física (Halliday), vol 1, cap 6, 4a edição (6a edição): 3(12), 7, 8(5), 11(9), 14, 15(7), 20, 24(15), 30(19), 31(21), 33, 35(26). Obs.: Os exercícios entre parêntesis correspondem à numeração da 6a edição.
Exercícios selecionados do livro texto: Fundamentos de Física (Halliday), vol 1, cap 6, 7a edição: 2, 3, 5, 7, 8, 10, 13, 15, 19, 20, 21, 22, 24, 26, 28, 36, 38, 62, 66, 68, 74, 94.
Estudar os exemplos resolvidos existentes no cap. 05 do livro de Física Tipler, Paul. Física, Vol 1. Cap. 05. 4a. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Exemplos resolvidos: Pág. 107 Ex 5-2; Pág. 108 Ex 5-3 e 5-4.

Para facilitar o estudo do Texto de Revisão 09 Força Atrito e Lei de Hooke, veja nos vídeos abaixo a resolução de três exercícios de ensino médio. Observe que estes exercícios utilizam a aceleração da gravidade com módulo igual a 10 m/s2 (campo gravitacional).

Importante para um bom treinamento em física é a resolução de exercícios, por esta razão sugiro o estudo dos seguinte sites que apresentam muitos exercícios resolvidos.
[http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/06_forca_de_atrito.pdf]
[http://www.profanderson.net/files/problemasresolvidos/buscarproblemas_assuntos.php?assunto=6] Exercícios Resolvidos

Para facilitar a resolução dos exercícios das listas 19 e 20 acompanhe nos vídeos abaixo a resolução de alguns exercícios do livro texto. Observe que estes exercícios utilizam a aceleração da gravidade com módulo igual a 9,8 m/s2 (valor do campo gravitacional adotado no livro Fundamentos de Física "Halliday, Resnick").

Artigo - Leitura sugerida:
O artigo anexo apresenta um estudo sobre o sentido das forças de atrito de escorregamento (atrito cinético ou dinâmico) e de não escorregamento (atrito estático), exercidas sobre superfícies sólidas secas e não lubrificadas, em contato, a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos no estudo deste fenômeno.
Sentido das Forças de Atrito e Movimento v21a50 - Artigo científico.

Site com informações sobre o Atrito:[http://www.nano-world.org/frictionmodule/content/0200makroreibung/?lang=en]

Referência Bibliográfica:

Halliday, David; Resnick, Robert & Walker, Jearl. Fundamentos de Física, Vol 1. Cap. 06 da 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License