Aula do cap. 15 Mecânica dos Fluidos

Objetivos:
Apresentar aos alunos a disciplina de Fluidos e Processos Térmicos: Ementa; Critérios de avaliação; Aulas de laboratório; Referências bibliográficas; Controle de presença; Comportamentos e atitudes em sala de aula.

Iniciar o estudo da Mecânica dos Fluidos revisando os principais conceitos da Hidrostática. Apresentar a teoria sobre movimento de fluidos ideais; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli. Permitir ao aluno a familiarização com as equações para movimento de fluidos ideais através da resolução de exercícios do livro texto e exercícios selecionados da lista 01, 02 e 03.

Conteúdo programático:
Mecânica dos Fluidos.
Estática dos fluidos, densidade e pressão, princípio de Stevin. Barômetro e manômetro. Princípio de Pascal e Princípio de Arquimedes (Empuxo). Fluidos ideais em movimento; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli. Aplicações da Equação de Bernoulli.

Material Associado:
Aula do cap15 Mecânica dos Fluidos 1ªparte - Slides da Aula sobre Mecânica dos Fluidos 1ª parte.

Aula do cap15 Mec Fluidos 2ª parte Equaçõa de Bernoulli - Slides da Aula sobre Equação de Bernoulli.

Como Estudar Física.pdf

Atividades Recomendadas:
Resolução dos exercícios das listas 01, 02 e 03.
Estudo do texto de Revisão 01 "Hidrostática".
Estudo do cap. 15 do livro Fundamentos de Física (Halliday) 6ª ed.

LISTA 01 Mecânica dos fluidos - 1ª Lista de Exercícios.

LISTA 2 Princípio de Arquimedes - 2ª Lista de Exercícios.

LISTA 3 Equação de Bernoulli - 3ª Lista de Exercícios.

Texto de Revisão 01 Hidrostática - Texto de revisão e exercícios gerais sobre Hidrostática.

Nos sites abaixo você encontra exercícios e teoria relacionados com esta aula. Vale a pena acessar!
[http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/15_fluidosVI.pdf] - Notas de Aula de Física Geral , baseadas no livro "Fundamentos de Física" de Resnick, Halliday, acompanhadas da solução de inúmeros problemas propostos neste livro. Autor: Professor Romero Tavares da Silva.

[http://www.profanderson.net/problemas.html#] - Estão disponíveis problemas resolvidos de três edições da série Halliday-Resnick. Autor: Anderson Coser Gaudio

Artigo - Leitura sugerida:
O vôo tem inspirado a imaginação do homem desde tempos remotos. Este artigo mostra Física (Mecânica dos fluidos).
Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006. Autores: Nelson Studart, Sílvio R. Dahmen.

A Física do Vôo na Sala de Aula - Artigo científico.

Referência Bibliográfica:

Halliday, David; Resnick, Robert & Walker, Jearl. Fundamentos de Física, Vol 2. Cap. 15 da 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License